A Veja faz merda e tira onda...
sábado, fevereiro 12, 2005
A Wikipedia é uma enciclopédia livre que permite a edição de praticamente todos seus textos. É a concretização do sonho de Diderot, de uma enciclopédia viva, atualizada permanentemente por uma gigantesca comunidade de fãs e aficcionados. Um dos princípios éticos da maioria dos que frequentam a página é só mudar um texto caso vá contribuir com novas informações. Arruaceiros, pichadores virtuais e demais vândalos não são bem-vindos e, com o tempo, acabam banidos. Mas o pessoal da Veja, a revista mais conservadora e tendenciosa do jornalismo brasileiro, está cagando e andando para isso tudo, quer é fazer marola. Pois foram lá, mudaram a biografia do Lula com dados errados e comemoraram o fato de que o erro ficou lá por 48 horas, segundo nos informa o blog do China.
A mudança na biografia nem foi tão grave, como vcs puderam ver pelo link, mas será que era mesmo preciso ir lá e desfigurar a página só pra comprovar a tese? Não bastaria talvez pesquisar o site em busca de erros e ver quanto tempo eles ficavam no ar até que fosse corrigidos? Será que a Veja contrataria 'hackers' para invadir um sistema de um banco, digamos, para comprovar as falhas de segurança do 'internet banking'?
Definitivamente, a imprensa brasileira não sabe lidar com a Internet e seus códigos de ética. A Folha já deu um bom exemplo disso tempos atrás, quando saqueou fotologs de jovens amigos do filho do Lula, que passaram as férias em Brasília. Publicaram as fotos dos garotos, se lixando para os problemas que poderiam causar a eles, associando-os a um 'escândalo' (provável uso de avião da FAB e lancha da Marinha) que não foi comprovado.
Jornalista (e eu sou um deles) tem mania de se achar acima do bem e do mal. A prepotência chega a tanto que são poucos os que aceitam críticas e têm pudores na hora de escrever um texto ou publicar determinada matéria. Em geral, ligam o foda-se. O importante é conseguir a manchete do dia seguinte, mesmo que para isso seja preciso passar por cima do bom senso.
Vamos ver como a Veja vai reagir quando algum gaiato entrar na sua página online e mudar alguns textos, só pra ver quanto tempo leva para serem corrigidos...
# Jorge Cordeiro @ 14:02
<< Home
|
|