|   
                Blogueiros: sejam profissionais! 
                       terça-feira, março 08, 2005 
            
             
                     Não consegui um link decente para este texto que saiu domingo passado no Estadão, então resolvi dar o velho e bom ctrl c + ctrl v. O Paul Carr, autor do artigo (publicado originalmente no jornal inglês The Guardian), faz uma ligação entre os blogueiros e o recém falecido Hunter S. Thompson, criador do gênero gonzo de jornalismo. Boa sacada. Novos paradigmas no ar...
 
  É tempo de os blogueiros começarem a levar a sério suas responsabilidades. Isso significa colocar seus sapatos de repórter, sair de seus quartos, comprar um caderno de anotações e se jogar na apuração de histórias que ninguém na mídia tradicional ousaria ou se importaria em cobrir.
  No último dia 21, cheguei ao meu escritório e consultei nosso software de estatísticas da web para saber quem havia visitado o site do The Friday Project, editora especializada em política, mídia e atualidades onde trabalho, em Londres.
  Um visitante chegou a nosso site após pesquisar o Google com as palavras 'Hunter S Thompson died'. Outro pesquisou por 'Hunter Thompson how died'. O terrível fato ocorrera muito tarde no horário londrino, e eu soube da morte (provável suicídio) do excelente jornalista americano por meio de uma lista de resultados de busca.
  Comecei a esboçar um obituário, mas logo deparei-me com centenas de blogs e revistas virtuais que já relatavam a vida do mais famoso representante do jornalismo 'gonzo'.
  Para quem não sabe, esse é um estilo jornalístico que pressupõe que o jornalismo ganha em veracidade quando não observa estritamente as regras tradicionais da reportagem factual e abre espaço para um tom mais novelístico, no qual busca-se também passar ao leitor o 'humor' do local ou evento retratado.
  Thompson (1937 - 2005) notabilizou-se por reportar situações como parte delas. Viveu numa época em que as drogas e o álcool eram muito presentes na cultura e na sociedade americana, e seus escritos refletem isso. Um de seus livros mais famosos é Hell´s Angels (Editora Conrad).
  Alguns blogueiros, ao comentar a morte de Thompson, chegaram a acusá-lo de covardia por ter desistido da vida bem agora que o mundo mais precisaria dele. Bobagem. O tempo de Thompson já se foi há muito. Ele era um homem de máquina de escrever e da imprensa escrita. Como tal, precisava de uma revista ou de um jornal de grande circulação com coragem suficiente para imprimir seus textos. Esse tipo de publicação não existe mais.
  O mundo precisou muito de Thompson durante a era Nixon - e ele não decepcionou. Se, após 30 anos, ainda não pudemos encontrar um substituto à altura, a falha é nossa, não dele. Mas os blogueiros têm razão em uma coisa: não há um herdeiro para o trono de gonzo.
  Thompson era ferozmente crítico, documentou praticamente todos os aspectos de sua vida e de seu tempo, usou e abusou do fax para obter respostas de pessoas poderosas (hoje o equivalente seria o e-mail). Se ele não foi um blogueiro arquetípico, então não sei quem foi.
  Com a mídia tradicional, particularmente nos EUA, cada vez mais escorregadia, e os blogs se responsabilizando, mais e mais, por escândalos e furos, a morte de Thompson é o momento perfeito para que os blogueiros sejam reconhecidos como o próximo passo do jornalismo gonzo.
  Mas há um problema: com poucas exceções, os blogueiros são embaraçosa e pateticamente preguiçosos. Quando Thompson se interessava por uma história, ele se jogava em um avião e passava a fazer parte dela. Dê à maioria dos blogueiros uma pista numa bandeja de prata e eles, rapidamente, a publicarão sem nem mesmo fazer um telefonema.
  Claro, há razões para que não sejam tão dedicados ao jornalismo como Thompson foi. Primeiramente, ele foi pago por seu trabalho, enquanto blogueiros escrevem por paixão e alguma gratificação esporádica. Depois, Thompson tinha credenciais para os maiores eventos.
  Mas sites como Gawker e Wonkette já mostraram que existem anunciantes dispostos a patrocinar o jornalismo online em primeira pessoa, especialmente se for bem incisivo e diferenciado. Aí estão os exemplos de Baghdad Blogger e Belle de Jour. É hora de os blogueiros começarem a levar a sério suas responsabilidades. George W. Bush é nosso Richard Nixon, Google é nosso Rolling Stone.
  Arregacem as mangas e tornem-se profissionais. 
             
                     # Jorge Cordeiro @ 12:31 
            
            
              << Home  
         
 | 
              
  | 
          
              
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
Navegando 
 
Ãlbum de famÃlia 
Urubus (ex-alunos do CPII) 
High Times 
Andy Miah 
Wikipedia 
Natural Resources Defense Council 
Michael Moore 
World Press Photo 
Alan Moore 
Filosofia Sufi 
Attac 
The Economist 
BBC Brasil 
Greenpeace 
Warnet 
O Cruzeiro digital 
Subcomandante Marcos 
Pedala Oposição 
A For Anarchy 
Blog-se  
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll 
Projeto Luisa 
Paulistanias 
Idiotas da Objetividade 
Primavera 1989 
Lawrence Lessig 
Fotolog da Elen Nas 
A Noosfera 
Blog do Neil Gaiman 
Saturnália 
Kaleidoscopio 
Conversa de Botequim 
Cera Quente 
Blog da Regina Duarte 
Coleguinhas 
Cascata! 
Insights 
Mandrake: O Som e a Palavra 
Cocadaboa 
Academia 
Viciado Carioca 
Promiscuidade em Beagá 
Stuff and Nonsense 
Google Maps Mania 
Laudas CrÃticas 
Google Blog 
SÃndrome de Estocolmo 
Tudo na Tela 
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra 
Sensações 
Ovelha Elétrica 
Yonkis 
Totally Crap 
MÃdia Alternativa 
 
Guerrilla News Network 
Revista Nova-E 
Centro de MÃdia Independente 
Observatório Brasileiro de MÃdia 
Center For Media and Democracy 
Comunix 
Jornais do mundo 
Disinfopedia 
Agência Carta Maior 
Project Censored 
Stay Free Magazine 
AntiWar 
Red VoltaireNet 
Consciência.net 
Tecnologia 
 
Electronic Frontier Foundation 
Mozilla Firefox 
Artigos Interessantes 
Portal Software Livre BR 
CNET News.com 
Slashdot  
Kuro5hin 
Wired 
Creative Commons 
Engadget 
Música 
 
Downhill Battle 
Soul City 
Planeta Stoner 
Movie Grooves 
Hellride Music 
Stoner Rock 
Ether Music 
Funk is Here 
Sinister Online 
Alan Lomax 
Rathergood 
Frank Zappa 
Válvula Discos 
Beatallica 
Bambas & Biritas 
The Digital Music Weblog 
Saravá Club 
8 Days In April 
Violão Velho 
Bad Music Radio 
Creem Magazine 
Detroit Rock & Roll 
Afroman 
Nau Pyrata 
Cinema 
 
Rotten Tomatoes 
Cinema em Cena 
 Arquivos 
              setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 
              
               
               
              Ãltimos Artigos 
               A morena de Chico  É Sofia!  Classismo é isso aí  Firefox na crista da onda  Protesto elegante  Silêncio  Ponto sem nó?  Extra! Extra! Extra!  Só pode ser piada  Novidades nas prateleiras virtuais
  
               
 
 
  
 
  
              |