Blogueiros: sejam profissionais!
terça-feira, março 08, 2005
Não consegui um link decente para este texto que saiu domingo passado no Estadão, então resolvi dar o velho e bom ctrl c + ctrl v. O Paul Carr, autor do artigo (publicado originalmente no jornal inglês The Guardian), faz uma ligação entre os blogueiros e o recém falecido Hunter S. Thompson, criador do gênero gonzo de jornalismo. Boa sacada. Novos paradigmas no ar...
É tempo de os blogueiros começarem a levar a sério suas responsabilidades. Isso significa colocar seus sapatos de repórter, sair de seus quartos, comprar um caderno de anotações e se jogar na apuração de histórias que ninguém na mídia tradicional ousaria ou se importaria em cobrir.
No último dia 21, cheguei ao meu escritório e consultei nosso software de estatísticas da web para saber quem havia visitado o site do The Friday Project, editora especializada em política, mídia e atualidades onde trabalho, em Londres.
Um visitante chegou a nosso site após pesquisar o Google com as palavras 'Hunter S Thompson died'. Outro pesquisou por 'Hunter Thompson how died'. O terrível fato ocorrera muito tarde no horário londrino, e eu soube da morte (provável suicídio) do excelente jornalista americano por meio de uma lista de resultados de busca.
Comecei a esboçar um obituário, mas logo deparei-me com centenas de blogs e revistas virtuais que já relatavam a vida do mais famoso representante do jornalismo 'gonzo'.
Para quem não sabe, esse é um estilo jornalístico que pressupõe que o jornalismo ganha em veracidade quando não observa estritamente as regras tradicionais da reportagem factual e abre espaço para um tom mais novelístico, no qual busca-se também passar ao leitor o 'humor' do local ou evento retratado.
Thompson (1937 - 2005) notabilizou-se por reportar situações como parte delas. Viveu numa época em que as drogas e o álcool eram muito presentes na cultura e na sociedade americana, e seus escritos refletem isso. Um de seus livros mais famosos é Hell´s Angels (Editora Conrad).
Alguns blogueiros, ao comentar a morte de Thompson, chegaram a acusá-lo de covardia por ter desistido da vida bem agora que o mundo mais precisaria dele. Bobagem. O tempo de Thompson já se foi há muito. Ele era um homem de máquina de escrever e da imprensa escrita. Como tal, precisava de uma revista ou de um jornal de grande circulação com coragem suficiente para imprimir seus textos. Esse tipo de publicação não existe mais.
O mundo precisou muito de Thompson durante a era Nixon - e ele não decepcionou. Se, após 30 anos, ainda não pudemos encontrar um substituto à altura, a falha é nossa, não dele. Mas os blogueiros têm razão em uma coisa: não há um herdeiro para o trono de gonzo.
Thompson era ferozmente crítico, documentou praticamente todos os aspectos de sua vida e de seu tempo, usou e abusou do fax para obter respostas de pessoas poderosas (hoje o equivalente seria o e-mail). Se ele não foi um blogueiro arquetípico, então não sei quem foi.
Com a mídia tradicional, particularmente nos EUA, cada vez mais escorregadia, e os blogs se responsabilizando, mais e mais, por escândalos e furos, a morte de Thompson é o momento perfeito para que os blogueiros sejam reconhecidos como o próximo passo do jornalismo gonzo.
Mas há um problema: com poucas exceções, os blogueiros são embaraçosa e pateticamente preguiçosos. Quando Thompson se interessava por uma história, ele se jogava em um avião e passava a fazer parte dela. Dê à maioria dos blogueiros uma pista numa bandeja de prata e eles, rapidamente, a publicarão sem nem mesmo fazer um telefonema.
Claro, há razões para que não sejam tão dedicados ao jornalismo como Thompson foi. Primeiramente, ele foi pago por seu trabalho, enquanto blogueiros escrevem por paixão e alguma gratificação esporádica. Depois, Thompson tinha credenciais para os maiores eventos.
Mas sites como Gawker e Wonkette já mostraram que existem anunciantes dispostos a patrocinar o jornalismo online em primeira pessoa, especialmente se for bem incisivo e diferenciado. Aí estão os exemplos de Baghdad Blogger e Belle de Jour. É hora de os blogueiros começarem a levar a sério suas responsabilidades. George W. Bush é nosso Richard Nixon, Google é nosso Rolling Stone.
Arregacem as mangas e tornem-se profissionais.
# Jorge Cordeiro @ 12:31
<< Home
|
|
Navegando
Ãlbum de famÃlia
Urubus (ex-alunos do CPII)
High Times
Andy Miah
Wikipedia
Natural Resources Defense Council
Michael Moore
World Press Photo
Alan Moore
Filosofia Sufi
Attac
The Economist
BBC Brasil
Greenpeace
Warnet
O Cruzeiro digital
Subcomandante Marcos
Pedala Oposição
A For Anarchy
Blog-se
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll
Projeto Luisa
Paulistanias
Idiotas da Objetividade
Primavera 1989
Lawrence Lessig
Fotolog da Elen Nas
A Noosfera
Blog do Neil Gaiman
Saturnália
Kaleidoscopio
Conversa de Botequim
Cera Quente
Blog da Regina Duarte
Coleguinhas
Cascata!
Insights
Mandrake: O Som e a Palavra
Cocadaboa
Academia
Viciado Carioca
Promiscuidade em Beagá
Stuff and Nonsense
Google Maps Mania
Laudas CrÃticas
Google Blog
SÃndrome de Estocolmo
Tudo na Tela
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra
Sensações
Ovelha Elétrica
Yonkis
Totally Crap
MÃdia Alternativa
Guerrilla News Network
Revista Nova-E
Centro de MÃdia Independente
Observatório Brasileiro de MÃdia
Center For Media and Democracy
Comunix
Jornais do mundo
Disinfopedia
Agência Carta Maior
Project Censored
Stay Free Magazine
AntiWar
Red VoltaireNet
Consciência.net
Tecnologia
Electronic Frontier Foundation
Mozilla Firefox
Artigos Interessantes
Portal Software Livre BR
CNET News.com
Slashdot
Kuro5hin
Wired
Creative Commons
Engadget
Música
Downhill Battle
Soul City
Planeta Stoner
Movie Grooves
Hellride Music
Stoner Rock
Ether Music
Funk is Here
Sinister Online
Alan Lomax
Rathergood
Frank Zappa
Válvula Discos
Beatallica
Bambas & Biritas
The Digital Music Weblog
Saravá Club
8 Days In April
Violão Velho
Bad Music Radio
Creem Magazine
Detroit Rock & Roll
Afroman
Nau Pyrata
Cinema
Rotten Tomatoes
Cinema em Cena
Arquivos
setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006
Ãltimos Artigos
A morena de Chico É Sofia! Classismo é isso aí Firefox na crista da onda Protesto elegante Silêncio Ponto sem nó? Extra! Extra! Extra! Só pode ser piada Novidades nas prateleiras virtuais
|