O concreto rachou
sexta-feira, abril 28, 2006
A revista inglesa The Economist publicou uma edição especial dedicada ao fenômeno da comunicação colaborativa, jornalismo participativo, blogs, wikis e afins. E dá boas dicas para que jornalões e revistinhas participem de forma efetiva do processo na internet. Por exemplo:
O primeiro passo, diz Jarvis, é derrubar qualquer muro em volta do site. Hoje em dia, nada é conteúdo até que seja linkado, diz ele. E os blogueiros não vão linkar artigos que requisitam logins e assinaturas para serem lidos. Isso tem efeito óbvio. Os sites mais linkados pelos blogueiros são as edições online do New York Times, CNN, Washington Post, Yahoo! News, USA Today e BBC. Esses são gratuitos e ou quase totalmente gratuitos...
E mais:
Em vez de assumir que leitores começarão pela primeira página, editores devem esperar que ele entrem em qq ponto do site, provavelmente tendo começado por uma pesquisa no Google ou num blog ou por um email de um amigo que tinha um link. Isso faz uma grande diferença. Significa que cada página precisa ter mecanismos de navegação que ajude aos leitores em sua jornada. Os editores precisam desconstruir seus sites tratando cada matéria (e não o site inteiro) como seu produto mais importante.
Pois é, mas muitos ainda insistem, pelo menos no Brasil, em fechar conteúdo, exigir assinaturas e ainda simplesmente transpor o jornal ou revista para a internet com o mesmo tratamento visual, a mesma hierarquia, a mesma mentalidade. E ainda se acham na crista da onda pelo simples fato de terem rebatizado colunas eletrônicas com o nome 'blog'...
# Jorge Cordeiro @ 23:24
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