|   
                O Ponto limite 
                       sábado, junho 25, 2005 
            
             
                     A Folha de São Paulo publicou semana passada um editorial no qual afirma que o governo criou um desnecessário ambiente de animosidade ao afirmar que existe uma campanha para derrubar o Lula. Eis um trecho:
  "Ao procurar associar o noticiário da imprensa a mentiras fabricadas ou manipuladas por conspiradores, o PT iguala-se a personagens periféricos e obscuros, como o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que não conseguem perceber que o país mudou."
  Mudou mesmo? Lendo o artigo O Ponto Limite..., do Tenente-Brigadeiro Ivan Frota, publicado com destaque na Revista Aeronáutica (e que pode ser lido na página do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro), acho que nem tanto. Em 1964, boa parte da imprensa (Folha inclusive) apoiou o golpe militar.
  Um trecho do artigo de Frota:
  "Saibam, entretanto, os eventuais aventureiros, de hoje e de outras épocas, que as Forças Armadas, estarão vigilantes, do lado da lei e da ordem, como historicamente sempre o fizeram, para, se necessário, mais uma vez, impedir que se instale o definitivo descontrole das instituições nacionais – estratégia, possivelmente, perseguida por irresponsáveis  inocentes úteis domésticos, bem como por alguns interesses internacionais.
       Esteja tranqüilo o Povo brasileiro. Não serão míseros 23% de salário que desviarão os militares de sua nobre destinação, apesar de se sentirem, neste momento, abandonados e desconsiderados pelo Governo Federal e por seu Comandante Supremo.
       A verdade, porém, é que estamos chegando muito próximo do PONTO LIMITE e, este alcançado, tudo poderá acontecer. As insanidades de alguns atingiram um perigoso nível de ebulição, comprometendo gravemente a estabilidade nacional."
  A Folha fala em teoria conspiratória. Eu tenho uma também: será que não foi justamente porque o PT, o governo e os movimentos sociais gritaram e se mobilizaram para impedir o linchamento político que Lula e o PT começaram a sofrer após à entrevista do Roberto Jefferson na Folha, que os jornais mudaram de tom nos últimos dias? Sim, porque no DIA SEGUINTE à entrevista, já havia colunista afirmando que Jefferson era o Pedro Collor de Lula, que o governo estava acabado, que era melhor pedir licença e sair de fininho, entre outros comentários não menos torpes...
  E meu amigo Fábio José também me envia texto do Clovis Rossi de 2002 que é bem emblemático. Segue abaixo:
  "No sábado, o jornal venezuelano "El Nacional" publicou charge em que o presidente Hugo Chávez é retratado como "Baby Doc", o nefando ditador haitiano da dinastia Duvalier.
  É parte de uma campanha para torcer os fatos e mostrar o presidente como um tirano. O que, por sua vez, justificaria sua remoção.
  Chávez pode ser tudo o que se quiser, mas não é um tirano. Fatos:
  1 - Sua eleição e posterior revalidação do mandato, devido à nova Constituição, foram legítimas. 2 - O Legislativo está aberto e funciona normalmente. Nele, Chávez tem apenas tênue maioria (87 de 165 parlamentares). 3 - Se o Judiciário fosse mero apêndice do "chavismo", não teria inocentado os militares que participaram do golpe de 11 de abril, que o afastou por 47 horas. 4 - A liberdade de imprensa é tão absoluta que beira a libertinagem. Que tirano aguentaria cinco minutos de críticas ferozes e xingamentos nos meios de comunicação? Chávez aguenta o dia inteiro uma barragem de propaganda negativa, de distorções de fatos e de unilateralismo (a versão oficial mal aparece), em todos os cinco canais privados e em nove dos dez principais jornais. (grifo d'O Escriba) 5 - A liberdade de manifestação é tanta que há marchas oposicionistas dia sim, o outro também.
  É verdade que houve mortos em duas dessas manifestações (na véspera do golpe de abril e agora, em dezembro). Mas não está claro quem atirou, se comandos governistas ou oposicionistas (ou ambos).
  O que está se fazendo na Venezuela parece muito com o que se fez no Chile contra Salvador Allende. Sabe-se o que veio depois: um tirano, aí sim, que hoje não pode sair do país sob pena de ser preso como genocida.
  Se funcionar com Chávez, pode funcionar com qualquer outro presidente legitimamente eleito."
  Faz sentido... 
             
                     # Jorge Cordeiro @ 22:51 
            
            
              << Home  
         
 | 
              
  | 
          
              
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
Navegando 
 
Ãlbum de famÃlia 
Urubus (ex-alunos do CPII) 
High Times 
Andy Miah 
Wikipedia 
Natural Resources Defense Council 
Michael Moore 
World Press Photo 
Alan Moore 
Filosofia Sufi 
Attac 
The Economist 
BBC Brasil 
Greenpeace 
Warnet 
O Cruzeiro digital 
Subcomandante Marcos 
Pedala Oposição 
A For Anarchy 
Blog-se  
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll 
Projeto Luisa 
Paulistanias 
Idiotas da Objetividade 
Primavera 1989 
Lawrence Lessig 
Fotolog da Elen Nas 
A Noosfera 
Blog do Neil Gaiman 
Saturnália 
Kaleidoscopio 
Conversa de Botequim 
Cera Quente 
Blog da Regina Duarte 
Coleguinhas 
Cascata! 
Insights 
Mandrake: O Som e a Palavra 
Cocadaboa 
Academia 
Viciado Carioca 
Promiscuidade em Beagá 
Stuff and Nonsense 
Google Maps Mania 
Laudas CrÃticas 
Google Blog 
SÃndrome de Estocolmo 
Tudo na Tela 
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra 
Sensações 
Ovelha Elétrica 
Yonkis 
Totally Crap 
MÃdia Alternativa 
 
Guerrilla News Network 
Revista Nova-E 
Centro de MÃdia Independente 
Observatório Brasileiro de MÃdia 
Center For Media and Democracy 
Comunix 
Jornais do mundo 
Disinfopedia 
Agência Carta Maior 
Project Censored 
Stay Free Magazine 
AntiWar 
Red VoltaireNet 
Consciência.net 
Tecnologia 
 
Electronic Frontier Foundation 
Mozilla Firefox 
Artigos Interessantes 
Portal Software Livre BR 
CNET News.com 
Slashdot  
Kuro5hin 
Wired 
Creative Commons 
Engadget 
Música 
 
Downhill Battle 
Soul City 
Planeta Stoner 
Movie Grooves 
Hellride Music 
Stoner Rock 
Ether Music 
Funk is Here 
Sinister Online 
Alan Lomax 
Rathergood 
Frank Zappa 
Válvula Discos 
Beatallica 
Bambas & Biritas 
The Digital Music Weblog 
Saravá Club 
8 Days In April 
Violão Velho 
Bad Music Radio 
Creem Magazine 
Detroit Rock & Roll 
Afroman 
Nau Pyrata 
Cinema 
 
Rotten Tomatoes 
Cinema em Cena 
 Arquivos 
              setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 
              
               
               
              Ãltimos Artigos 
               Rocky  Cena deprimente  Jornalismo participativo  Por falar em novidades  Para tirar o estresse da semana  Bufão na TV  Programa imperdível  A senha  Mais fotos, agora com a mamãe Ana e seu figurino r...  Com vocês, a princesa Sofia
  
               
 
 
  
 
  
              |