Como é bom ler
segunda-feira, agosto 15, 2005
Um bom texto do Emir Sader:
Ética na política, política da ética
A crise atual não absolve os partidos que governaram o Brasil ao longo de toda sua história, mas condena o PT, ao igualar-se a eles. Quem são o neto de ACM, Álvaro Dias, o PFL e os tucanos – todos protagonistas diretos não apenas da compra de votos para a reeleição de FHC, como da maior dilapidação do patrimônio público mediante as privatizações – para erigirem-se em arautos da moralidade e dos interesses públicos no país?
Nenhum deles ficou melhor, apenas uma parte dos dirigentes do PT é que piorou, ficou igual a eles. O que não os faz melhores do que essesdirigentes – ou ex-dirigentes – petistas.
A construção de maiorias parlamentares mediante favores, entrega de cargos, financiamentos, favorecimentos e entrega de recursos monetários sempre fez parte da política brasileira. Os governos Sarney, quando obteve um quinto ano de mandato, Collor, como método de governo, e FHC, inclusive para conseguir seu segundo mandato, para não ir mais longe, usaram e abusaram desses meios.
O grave é que o PT também o faça. Um partido que se notabilizou, entre suas principais características, pela luta pela moralização da política, que podia enumerar trabalhos sistemáticos de controle e de denúncias de atentados aos interesses públicos, além de vários governos municipais, em que pôde demonstrar – pelo menos em uma parte importante deles, como em Porto Alegre, Caxias do Sul, Belém, Recife, entre outros – um espírito público inovador na política brasileira.
O objetivo maior do bloco que comanda as denúncias atuais – que vai da grande mídia monopolista, passando pelos partidos da direita e chegando a parlamentares que se pretendem de esquerda, mas que não conseguem se diferenciar dos da direita, especialmente quando se sentem diante das câmaras de televisão – não é nem o de destruir o governo Lula, embora possam alimentar essa esperança, mas derrotar a esquerda, mediante o massacre do PT. Quem lê os jornais e as revistas – da Folha ao Globo, do Estado à Veja, se dá conta do ódio de classe, revestido de defesa da moralidade na política.
Uma vez Delfim Netto disse que em algum momento o PT teria que vencer, fracassar, e aí "poderíamos governar o país com calma". Esse é o programa da coalizão que se vale dos graves erros do PT para tentar impor uma derrota estratégia à esquerda, que deixe inscrito na história brasileira e no imaginário das pessoas que a esquerda ganhou, fracassou, se envolveu em corrupção, e assim dilapidou a oportunidade histórica de transformar o Brasil, como sempre prometeu.
Emir Sader, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj e autor, entre outros, de "A vingança da História".
# Jorge Cordeiro @ 11:19
<< Home
|
|
Navegando
Ãlbum de famÃlia
Urubus (ex-alunos do CPII)
High Times
Andy Miah
Wikipedia
Natural Resources Defense Council
Michael Moore
World Press Photo
Alan Moore
Filosofia Sufi
Attac
The Economist
BBC Brasil
Greenpeace
Warnet
O Cruzeiro digital
Subcomandante Marcos
Pedala Oposição
A For Anarchy
Blog-se
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll
Projeto Luisa
Paulistanias
Idiotas da Objetividade
Primavera 1989
Lawrence Lessig
Fotolog da Elen Nas
A Noosfera
Blog do Neil Gaiman
Saturnália
Kaleidoscopio
Conversa de Botequim
Cera Quente
Blog da Regina Duarte
Coleguinhas
Cascata!
Insights
Mandrake: O Som e a Palavra
Cocadaboa
Academia
Viciado Carioca
Promiscuidade em Beagá
Stuff and Nonsense
Google Maps Mania
Laudas CrÃticas
Google Blog
SÃndrome de Estocolmo
Tudo na Tela
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra
Sensações
Ovelha Elétrica
Yonkis
Totally Crap
MÃdia Alternativa
Guerrilla News Network
Revista Nova-E
Centro de MÃdia Independente
Observatório Brasileiro de MÃdia
Center For Media and Democracy
Comunix
Jornais do mundo
Disinfopedia
Agência Carta Maior
Project Censored
Stay Free Magazine
AntiWar
Red VoltaireNet
Consciência.net
Tecnologia
Electronic Frontier Foundation
Mozilla Firefox
Artigos Interessantes
Portal Software Livre BR
CNET News.com
Slashdot
Kuro5hin
Wired
Creative Commons
Engadget
Música
Downhill Battle
Soul City
Planeta Stoner
Movie Grooves
Hellride Music
Stoner Rock
Ether Music
Funk is Here
Sinister Online
Alan Lomax
Rathergood
Frank Zappa
Válvula Discos
Beatallica
Bambas & Biritas
The Digital Music Weblog
Saravá Club
8 Days In April
Violão Velho
Bad Music Radio
Creem Magazine
Detroit Rock & Roll
Afroman
Nau Pyrata
Cinema
Rotten Tomatoes
Cinema em Cena
Arquivos
setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006
Ãltimos Artigos
Mico Eureca! CPI da Imprensa Redescoberta Série 10 x 0 filme É Severino!! Coveiros Ressaca O pior está por vir Sem rosa, nem nada
|