Manipulação pouca é bobagem
sexta-feira, janeiro 20, 2006
Já que estamos falando de manipulação, que tal essa? A primeira pesquisa do Ibope deste ano, divulgada ontem pela revista IstoÉ, mostra que as intenções de voto em Lula aumentaram em todos os cenários. Na última pesquisa, ele estava 6 pontos percentuais atrás de Serra, agora ultrapassou o Mr. Burns e está 4 pontos a frente. Esse é o cenário menos favorável a Lula. Nos outros cenários, está disparado na frente. Num deles, com Gerardo "Opus Dei" Alckmin como adversário, dispara: 38 a 17.
Dada à quantidade de pancada que Lula e o PT vêm recebendo nos últimos meses, é significativo, não? Pois os jornais hoje de manhã praticamente ignoraram o fato. Dos que eu vi, o Estadão foi o único que deu a notícia na primeira página. N'O Globo está no pé da página 3 (manchete do jornal é o aumento da arrecadação tributária) e a Folha simplesmente ignorou.
Não sei porque lembrei de uma capa do caderno Cotidiano da Folha que me chocou por sua sordidez. Foi quando inauguraram aqui na capital paulista o corredor de ônibus. Fizeram uma foto da Avenida Rebouças completamente engarrafada mas com o corredor livre. A matéria criticava o corredor, afirmando que tinha piorado o trânsito para quem andava de carro e praticamente escondia o fato de que a viagem de ônibus havia ficado bem mais rápida, melhorando a vida de milhares de pessoas. Além da mentira - o trânsito na Rebouças sempre foi muito ruim -, a matéria estava na contramão do que se defende para as cidades como forma de combater o caos no trânsito. Até editorial eles fizeram, dizendo que o prefeito tinha que cuidar de todos, inclusive os usuários de carros! Vai ser sonso assim lá na rua Barão de Limeira!!
Era época de campanha e a então prefeita Marta Suplicy disputava a reeleição contra Serra, o escolhido da imprensa paulista. Aí já viu, né?
A maior esperteza do diabo é não se fazer notar (Goethe)
# Jorge Cordeiro @ 08:53
<< Home
|
|