Garimpo na Internet
sexta-feira, setembro 17, 2004
Esqueçam as longas caminhadas por ruelas obscuras, a infinita procura em sebos do Centro da cidade, as mãos sujas de tanto manusear discos e CDs antigos, as fortunas gastas em raridades fora de catálogo. Colecionadores do Brasil, regojizai-vos! O paraíso da boa música está ao alcance do seu computador - desde que conectado à Internet, claro.
O caminho para esse paraíso se chama SoulSeek. Trata-se de um programa de compartilhamento gratuito de arquivos como muitos outros que já povoam o universo virtual (Kazaa, Morpheus, entre outros). Mas há um diferencial fundamental: ao contrário dos outros programas, em que a maior parte dos arquivos de música disponíveis são de artistas populares que podem ser encontrados sem problema algum na loja da esquina, o SoulSeek traz o 'creme de la creme' da produção musical de artistas cultuados mundo afora.
Só para dar água na boca: discos como o do lendário baterista de jazz/funk Idris Muhammad, trilhas sonoras antigas como as dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa com músicas do maestro Henri Mancini, ou a bizarra coletânea Brazilian Nuggets, criada apenas virtualmente (nunca foi lançada comercialmente por nenhuma gravadora), que traz nomes como Megatons, Youngsters, Os Brasas e Serguei, são figurinhas fáceis no SoulSeek. Tudo devidamente catalogado, com data de gravação, nome dos artistas e, em muitos casos, até mesmo a gravadora original do fonograma.
Embora haja muita discussão sobre a legalidade ou não da troca de arquivos musicais pela Internet, é difícil questionar o papel de preservação da cultura musical mundial do SoulSeek. Afinal de contas, os usuários do programa disponibilizam livremente suas preciosas discotecas para o público, que teria imensas dificuldades para encontrar tais raridades - seja porque os LPs ou CDs originais já estão há tempos fora de catálogo ou devido aos preços exorbitantes cobrados no mercado.
Um bom exemplo de um álbum que está fora de catálogo e só pode ser encontrado em sebos (a busca pode levar meses, até anos, acredite) é "Quincy Jones Explores The Music Of Henri Mancini", de 1964, da gravadora americana Mercury. Nem na Amazon você encontrará esse título. No mercado de colecionadores, o LP original chega a custar R$ 500. Nunca foi feito um
CD desse disco. Até a chegada do SoulSeek, é claro. Graças a um benevolente proprietário de um disco original, legiões de fãs e amantes da boa música podem agora desfrutar do belíssimo trabalho feito por Quincy Jones.
Mas não é só antigüidade que pode ser encontrada no SoulSeek. "Jalamanta", disco solo do baterista Brant Bjork (Kyuss, Queens of Stone Age, Fumanchu, entre outras bandas) de 1998, nunca foi lançado no Brasil e provavelmente nunca será. Para conhecer o som, só há dois caminhos: a importação (ao custo de mais ou menos R$ 80) ou a ajuda de um amigo de fé que esteja de férias no exterior. Agora, há o terceiro caminho...
# Jorge Cordeiro @ 14:18
<< Home
|
|