O Escriba
v2.0
Uma minoria só é impotente quando se amolda à maioria (Henry D. Thoreau)

Declaração Pirata, do Capitão Bellamy
         segunda-feira, janeiro 10, 2005


         

Bucaneiros do mundo, uni-vos!
Croco Press

O Capitão Sam Bellamy foi um famoso pirata do século 18, comandante de um dos maiores navios da época: o Whydah. Durante os quase dois anos que singrou os mares do Caribe, capturou mais de 50 navios, muitos dos quais eram navios negreiros, levando escravos para a América. Inglês de Devonshire, nasceu em 1689. Tornou-se marinheiro na adolescência e tornou-se pirata aos 26 anos, depois de uma fracassada expedição ao Caribe para recuperar um tesouro de uma nau espanhola. Foi eleito comandante de uma frota pirata em 1716, depois que o badalado Barba Negra decidiu não atacar navios ingleses (talvez por isso, Barba Negra seja considerado o rei dos piratas. Pelos ingleses, claro...).

Bellamy estava retornando, nesse mesmo ano, para a costa leste americana, onde deixara sua amada, a quem pretendia presentear com parte dos tesouros conquistados. Mas pegou uma puta tempestade perto do Cabo Cod, em Massachussetts, nos Estados Unidos, e naufragou.

Bellamy era um cara legal. Pelo menos é a impressão que fica depois de ler o livro Uma História Geral dos Roubos e Assassinatos dos Mais Notórios Piratas, atribuído a Daniel Defoe (há controvérsias sobre a autoria. O livro foi assinado por um tal Charles Johnson, mas muitos afirmam ser este um pseudônimo de Dafoe). Publicado em 1724, trata-se de um guia no estilo quem é quem da pirataria, com perfis dos maiores bucaneiros de todos os tempos. Nesse livro há um discurso do Bellamy que serviria como uma luva para os dias atuais, tempos em que certas palavras - como dignidade e independência - estão gastas, ocas, vazias. Bellamy discursava para um capitão de um navio mercante inglês, carregado com o que roubara do Novo Mundo. O tal capitão acabara de recusar um convite para se juntar aos piratas: (O trecho abaixo foi retirado do livro TAZ - Zona Autônoma Temporária, de Hakim Bey - Editora Conrad)

Sinto muito que eles (Nota d'O Escriba: eles são os piratas sob o comando de Bellamy) não vão deixar você ter sua chalupa (N.OE. - um navio de menor porte) de volta, pois eu desaprovo fazer mesquinharia com qualquer um, quando não é para minha vantagem. Dane-se a chalupa, nós vamos naufragá-la e ela poderia ser de uso para você. Embora você seja um cachorrinho servil, e assim são todos aqueles que se submetem a ser governados por leis que os homens ricos fazem para sua própria segurança; pois os covardes não têm coragem nem para defender eles mesmos o que conseguiram por vilania; mas danem-se todos vocês: danem-se eles, um monte de patifes astutos e vocês, que os servem, um bando de corações de galinha cabeças ocas. Eles nos difamam, os canalhas, quando há apenas esta diferença: eles roubam os pobres sob a cobertura da lei, sem dúvida, e nós roubamos os ricos sob a proteção de nossa própria coragem. Não é melhor tornar-se então um de nós, em vez de rastejar atrás desses vilões por emprego?

Quando o capitão replicou que sua consciência não o deixaria romper com as regras de Deus e dos homens, o pirata Bellamy continuou:

Você é um patife de consciência diabólica, eu sou um príncipe livre e tenho autoridade suficiente para levantar guerra contra o mundo todo, como quem tem uma centena de navios no mar e um exército de 100 mil homens no campo; e isto a minha consciência me diz: não há conversa com tais cães chorões, que deixam os superiores chutá-los pelo convés a seu bel-prazer.

O livro de Dafoe é um dos poucos existentes sobre a história da pirataria. O que conhecemos hoje sobre esses aventureiros nos foi passado pelos donos da História, ou seja, pelos vencedores, pela lei, pela ordem. Um pirata é, para muitos, um sanguinário covarde, ladrão e sodomita, estuprador e desonrado. Imagem injusta e simplista forjada durante anos pelo catolicismo para manter seu poderio. E que hoje serve para comparações igualmente injustas e simplistas, que mostram desconhecimento do passado, credulidade excessiva na história oficial e incompreensão em relação ao presente. Este artigo do jornalista e psicólogo Joel Macedo segue esta linha.

Há quem siga outras, menos crédulas, mas investigativas. Como a que Hakim Bey propõe. No capítulo Utopias Piratas do livro TAZ (antes de clicar no link, verifique se vc tem o Adobe Acrobat no seu computador, para poder ler o arquivo PDF), Bey ajuda a clarear as coisas, revelando um lado, digamos, menos visível. Os piratas eram, em geral, renegados, escravos, ladrões de galinha, marinheiros e outros párias da sociedade que não estavam dispostos a morrer na miséria só porque os donos do poder assim o desejavam. As utopias piratas do Mediterrâneo, em especial as do século 17 no norte da África e, algumas décadas depois, já no século 18, no Caribe, eram uma 'segunda chance' para os descartados do cristianismo e da Igreja.

Uma boa análise dessa segunda linha histórica revela um império corsário organizado e alternativo ao modelo mercantilista-cristão, sedutor e libertador espiritualmente, aventureiro e violento. Recompensador. A morte era conseqüência da vida. Que seja breve e intensa.

O texto é do jornalista Rodrigo Morais, repórter (ou ex) do Estado de S. Paulo, mestrando de Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ. Ho, Ho, Ho, quero uma garrafa de rum!


         # Jorge Cordeiro @ 22:23

<< Home

|


Creative Commons License
Get Firefox!


Seja assinante d'O Escriba! É só cadastrar seu email abaixo


powered by Bloglet
Defenda os Oceanos! Information Is Not Knowledge Navegando
Álbum de família
Urubus (ex-alunos do CPII)
High Times
Andy Miah
Wikipedia
Natural Resources Defense Council
Michael Moore
World Press Photo
Alan Moore
Filosofia Sufi
Attac
The Economist
BBC Brasil
Greenpeace
Warnet
O Cruzeiro digital
Subcomandante Marcos
Pedala Oposição
A For Anarchy

Blog-se
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll
Projeto Luisa
Paulistanias
Idiotas da Objetividade
Primavera 1989
Lawrence Lessig
Fotolog da Elen Nas
A Noosfera
Blog do Neil Gaiman
Saturnália
Kaleidoscopio
Conversa de Botequim
Cera Quente
Blog da Regina Duarte
Coleguinhas
Cascata!
Insights
Mandrake: O Som e a Palavra
Cocadaboa
Academia
Viciado Carioca
Promiscuidade em Beagá
Stuff and Nonsense
Google Maps Mania
Laudas Críticas
Google Blog
Síndrome de Estocolmo
Tudo na Tela
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra
Sensações
Ovelha Elétrica
Yonkis
Totally Crap
Mídia Alternativa
Guerrilla News Network
Revista Nova-E
Centro de Mídia Independente
Observatório Brasileiro de Mídia
Center For Media and Democracy
Comunix
Jornais do mundo
Disinfopedia
Agência Carta Maior
Project Censored
Stay Free Magazine
AntiWar
Red VoltaireNet
Consciência.net
Tecnologia
Electronic Frontier Foundation
Mozilla Firefox
Artigos Interessantes
Portal Software Livre BR
CNET News.com
Slashdot
Kuro5hin
Wired
Creative Commons
Engadget
Música
Downhill Battle
Soul City
Planeta Stoner
Movie Grooves
Hellride Music
Stoner Rock
Ether Music
Funk is Here
Sinister Online
Alan Lomax
Rathergood
Frank Zappa
Válvula Discos
Beatallica
Bambas & Biritas
The Digital Music Weblog
Saravá Club
8 Days In April
Violão Velho
Bad Music Radio
Creem Magazine
Detroit Rock & Roll
Afroman
Nau Pyrata
Cinema
Rotten Tomatoes
Cinema em Cena

Arquivos
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006


Últimos Artigos
Remember, remember, the fifth of november
Funk escocês
Sorte ou azar?
Golpe baixo da Folha de SP
A foto do ano
Descobertas
Que venha 2005!
Traduttore, Traditore
Vergonha no Prêmio Esso 2004
Bush Jr. e sua obra

Build free web site
Site
Meter
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

   Jorge Cordeiro  / Semear palavras, colher idéias Propulsões Digitais Redpogo
   Você é o seu próprio obstáculo - eleve-se sobre si mesmo