Senso de oportunidade
terça-feira, agosto 16, 2005
Logo após publicar a nota Mico, que está aí embaixo em algum lugar, fazendo coro às críticas à revista Época pela publicação tardia da entrevista com o presidente do PL, Waldemar Costa Neto - a Carta Capital já dera o assunto em 2002 - iniciei uma civilizada discussão por email - como sempre acontece, sobre assuntos variados - com meu amigo Ricardo Amorim, que trabalha na Época. Meu argumento era de que a revista da editora Globo requentou um assunto velho, não justificando o alarde que fez semana passada ao antecipar a edição. E mais do que isso: vendeu como exclusiva uma informação já conhecida por todos.
Ele defendeu como exclusiva a entrevista com o Waldemar e não uma colagem do que fora feito em 2002 pela Carta Capital. Há uma série de fatos novos na entrevista (nem tão novos, mas expostos somente agora) e mais do que isso: um dos personagens daquela histórica reunião em Brasília entre Lula, Zé Dirceu, Zé Alencar, Delúbio e Waldemar decidiu falar em 'on', dando a cara a tapa.
Ok, vc venceu, batata frita...
Na ótima matéria do Bob Fernandes (por onde andará? seus textos fazem falta...) da Carta Capital, a reunião é descrita em quatro ou cinco parágrafos, mas não traz nenhum depoimento, declaração ou entrevista de nenhum dos personagens. Ponto para a Época - mesmo que três anos depois...
Admito que a entrevista da Época é exclusiva e um passo adiante da matéria de 2002. Realmente, o pessoal da Carta Capital (e eu também) viajou um pouco ao classificar de fraude o material da concorrente. O cara decidiu falar e a revista, publicar. Tá bom pra vc? tá bom pra vc? então publique-se! Jornalismo é senso de oportunidade. Assuntos mornos hoje são quentes amanhã e vice-versa. E o timing para a entrevista do Waldemar não poderia ser melhor - no meio da pancadaria contra o governo e o presidente.
Mas continuo achando o assunto um tanto quanto requentado, tanto que ninguém mais está dando muita bola pra ele... Como eu havia dito ao Amorim, Waldemar Costa Neto não derruba ninguém...
De qualquer forma, reconsidero minha posição. E bola pra frente!
# Jorge Cordeiro @ 09:56
<< Home
|
|