BOTECO É BOTECO
sexta-feira, outubro 07, 2005
Escrevi o texto a seguir para o Ronda Paulistana, mas reproduzo aqui porque vale ampliar a discussão.
Começou aqui em São Paulo um concurso chamado Boteco Bohemia que pretende escolher o melhor bar da cidade e o melhor petisco. São 31 bares na disputa e a eleição é direta, ou seja, são os freqüentadores dos bares que votam em urnas colocadas em cada estabelecimento. O meu candidato, Bar do Biu, está lá, firme e forte, concorrendo com uma nova delícia preparada pela Dona Edi e servida por seus filhos Rogério e Arlete: Mulatinha Assada (carne de panela com farofa de feijão).
Até aí, tudo bem. O problema é a lista dos 'botecos' participantes do concurso. Foi preparada por marqueteiros, tá evidente... Ao contrário do Bar do Biu, o Valladares e o Empanadas, alguns legítimos representantes da alma botequeira de São Paulo que estão na disputa, há vários ali na lista que não são botecos nem aqui nem em lugar algum. Ou Jacaré Grill, Galinheiro Grill, Frangó, Pé Pra Fora e Salve Jorge, são botecos, por acaso? Até bar japonês, o Sashimi Bar, tem na lista!! Peralá!
O meu vizinho de blog, o Juarez Becoza, autoridade máxima nesse assunto, vai me dar razão, com certeza. Talvez ele não conheça esses bares paulistanos, mais familiarizado que está com os botequins cariocas. Mas vou ajudá-lo: imagine se no Rio classificarem o Caroline Café ou o Bar Lagoa de boteco? Pode? Não pode!
São Paulo tem mais botecos do que imagina a vã filosofia dos marqueteiros.
Há quem diga que a cidade não tem tradição de botequins. Discordo, apesar de saber que o barato aqui é mesmo tomar cerveja em padaria. A cidade está coalhada de bons pé-sujos. E não estou falando dos botecos-disneilândia que surgiram por aqui há uns cinco, seis anos - Filial, Astor, Pirajá, Original - que têm pinta e cardápio de boteco, mas serviço e, principalmente, preços de restaurantes. São legais, eu curto, freqüento e tal, mas não os considero botecos.
Mas afinal, o que define um legítimo botequim? Preço? Localização? Arquitetura? Cardápio (ou a falta de?) Tamanho? Pra mim, é algo mais difícil de precisar: é a alma!
# Jorge Cordeiro @ 23:25
<< Home
|
|