|   
                Wilson "The Wicked" Pickett 
                       sábado, janeiro 21, 2006 
            
             
                       Quando botei os olhos na coleção de soul de um primo meu, lá em Copa, fiquei de cara. Entre centenas de discos, maioria esmagadora de MPB, lá estava cerca de uma dúzia de LPs originais de uma galera incrível. Otis Redding, Carla Thomas, Solomon Burke, Isaac Hayes e, claro, Wilson Pickett. A capa do disco dele era a mais colorida, In The Midnight Hour, álbum de estréia. Como tinha a tarde inteira livre, acabara de voltar da praia e não havia ninguém em casa pra perturbar ou pedir pra baixar o som, coloquei a bolachona preta no toca-discos. Com o volume quase no máximo - como manda o figurino -, entre chiados e estalos, começa o som. Um bateria seca, um naipe de metais, baixão, guitarrinha marcando o compasso e vem ele: 
 
 I'm gonna wait to the midnight hour, that's when my love comes tumblin' down, I'm gonna wait till the midnight hour, when there's no one else around... 
  Voz d'alma, não da garganta, ensinou Pickett certa vez. Fiquei vidrado no disco, principalmente na segunda faixa, Teardrops Will Fall, na qual ele divide os vocais com Cissy Houston (uma bela cantora, nos dois sentidos), e na quinta, I Found a Love (com direito àquele corinho de negão de fundo e tudo), em que revela toda força de sua voz. Estou escutando ela enquanto escrevo agora.
  Lendo sobre o disco na internet, fico sabendo que trata-se na verdade de uma coletânea de sons gravados desde 1961 (o LP foi lançado em 1965), a maioria com o grupo The Falcons, do qual Pickett era líder. Fundamental em qualquer discoteca.
  Foi uma tarde incrível aquela. E como bom expedicionário musical que era - essa eu roubei do Bob Dylan -, pedi pra levar os discos pra casa, pra curti-los um pouco mais. Tinha acabado de entrar na faculdade, onde iniciamos uma rádio pirata - a Rádio Livre 91.50 - e nela eu tinha um programa chamado A Hora do Dinossauro. Fiz um programa especial só com os tesouros que descobri. 
  Mais tarde consegui uma coletânea dele, um LP duplo de 1985, importado, minha mãe estava na Europa e teve que gastar sola de sapato pra trazer uma lista de LPs escolhidos por mim, de Van der Graaf Generator a Led Zeppelin, passando pelo All Things Must Past do George Harrison. 
 
   É esse disco aí. Nele, praticamente tudo do bom e de melhor de Pickett. Mustang Sally, Engine Number 9, Don't Let The Green Grass Fool You, Mamma Told Me Not To Come, Hey Jude (considerada a melhor versão da música dos Beatles), Sugar Sugar (outra versão, mais uma vez imbatível) e por aí vai.
  No Brasil, só encontrei coletâneas mequetrefes. Parece que nenhum disco de Wilson Pìckett está em catálogo por aqui. E o cenário não deve mudar agora que o cara morreu. Eu mesmo fiquei afim de curtir o som de novo, só pra homenagear, e descobri que não podia porque não tenho mais vitrola e nem CDs ou MP3s dele. Mas tenho internet, conexão banda larga e soulseek. Já corrigi o erro... :) 
             
                     # Jorge Cordeiro @ 13:26 
            
            
              << Home  
         
 | 
              
  | 
          
              
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
Navegando 
 
Ãlbum de famÃlia 
Urubus (ex-alunos do CPII) 
High Times 
Andy Miah 
Wikipedia 
Natural Resources Defense Council 
Michael Moore 
World Press Photo 
Alan Moore 
Filosofia Sufi 
Attac 
The Economist 
BBC Brasil 
Greenpeace 
Warnet 
O Cruzeiro digital 
Subcomandante Marcos 
Pedala Oposição 
A For Anarchy 
Blog-se  
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll 
Projeto Luisa 
Paulistanias 
Idiotas da Objetividade 
Primavera 1989 
Lawrence Lessig 
Fotolog da Elen Nas 
A Noosfera 
Blog do Neil Gaiman 
Saturnália 
Kaleidoscopio 
Conversa de Botequim 
Cera Quente 
Blog da Regina Duarte 
Coleguinhas 
Cascata! 
Insights 
Mandrake: O Som e a Palavra 
Cocadaboa 
Academia 
Viciado Carioca 
Promiscuidade em Beagá 
Stuff and Nonsense 
Google Maps Mania 
Laudas CrÃticas 
Google Blog 
SÃndrome de Estocolmo 
Tudo na Tela 
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra 
Sensações 
Ovelha Elétrica 
Yonkis 
Totally Crap 
MÃdia Alternativa 
 
Guerrilla News Network 
Revista Nova-E 
Centro de MÃdia Independente 
Observatório Brasileiro de MÃdia 
Center For Media and Democracy 
Comunix 
Jornais do mundo 
Disinfopedia 
Agência Carta Maior 
Project Censored 
Stay Free Magazine 
AntiWar 
Red VoltaireNet 
Consciência.net 
Tecnologia 
 
Electronic Frontier Foundation 
Mozilla Firefox 
Artigos Interessantes 
Portal Software Livre BR 
CNET News.com 
Slashdot  
Kuro5hin 
Wired 
Creative Commons 
Engadget 
Música 
 
Downhill Battle 
Soul City 
Planeta Stoner 
Movie Grooves 
Hellride Music 
Stoner Rock 
Ether Music 
Funk is Here 
Sinister Online 
Alan Lomax 
Rathergood 
Frank Zappa 
Válvula Discos 
Beatallica 
Bambas & Biritas 
The Digital Music Weblog 
Saravá Club 
8 Days In April 
Violão Velho 
Bad Music Radio 
Creem Magazine 
Detroit Rock & Roll 
Afroman 
Nau Pyrata 
Cinema 
 
Rotten Tomatoes 
Cinema em Cena 
 Arquivos 
              setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 
              
               
               
              Ãltimos Artigos 
               Manipulação pouca é bobagem  Opus Dei em marcha  Pai do LSD completa 100 anos  Rufando os tambores  Bem-vinda ao clube!  Pingos nos iis  Jornalistas e parajornalistas...  Google Pack  Boa notícia  99 Rooms
  
               
 
 
  
 
  
              |