Liberdade de expressão ou puro deboche?
segunda-feira, fevereiro 06, 2006
A liga árabe-européia colocou em seu site na internet imagem de Hitler deitado na cama com Anne Frank com a seguinte justificativa:
Após a lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância, e depois de muitos jornais terem voltado a publicar as charges dinamarquesas do Profeta Maomé, a LAE decidiu entrar no processo. Assim como os jornais europeus dizem querer apenas defender a liberdade de expressão e não estigmatizar os islâmicos, nós também ressaltamos que nossas charges não pretendem ofender ninguém e nõa devem ser vistas como uma posição contra qualquer grupo, comunidade ou fato histórico. Se é a hora de quebrar tabus e passar o sinal vermelho, decididamente não queremos ficar para trás.
Com a publicação das charges ofensivas a Maomé (veja uma delas aqui), os jornais europeus tiraram um perigoso gênio da garrafa. O desrespeito e deboche venceram no jornalismo em nome de uma liberdade de expressão torta. Algum jornal se candidata a publicar o Mein Kempf, livro que Hitler escreveu em 1927, em capítulos? Ou dar mais espaço à discussão que o presidente do Irã propôs sobre o holocausto e o número de judeus mortos - historiadores revisionistas não faltam... E que tal também distribuir de brinde nas edições dominicais o livro Os Protocolos dos Sabios do Sião, o mesmo que foi apreendido numa livraria em São Paulo semanas atrás? Não lembro de ninguém protestando contra esse atentado à liberdade de expressão...
Ou vale pra todo mundo ou não vale pra ninguém...
# Jorge Cordeiro @ 10:03
<< Home
|
|