|   
                Tributo Valvulado aos Anos 70 
                       domingo, fevereiro 12, 2006 
            
             
                       Uma das coletâneas de roquenrol mais interessantes já feitas no Brasil não está à venda em nenhuma loja do país. Não, ela não está esgotada, nem sofreu algum tipo de boicote. Batizada de Achados e Perdidos - Tributo Valvulado aos Anos 70, essa coletânea simplesmente foi lançada apenas na internet, onde pode ser baixada gratuitamente. E não só as músicas. Quem quiser, pode baixar também as capas, contra-capas e ficha técnica das músicas, até o rótulo para o CD, para montar seu próprio disco em casa.
  A coletânea reúne 27 bandas independentes brasileiras (a maioria de São Paulo) que homenageam grupos nacionais e estrangeiros. Boa parte das músicas escolhidas são obscuras, conforme regra estabelecida pelos organizadores.
  - Isso foi definido desde o início do projeto. Se alguém resolvesse tocar Led ou Sabbath, deveria ser uma música menos conhecida. Daí, começamos a conversar com as bandas. Na verdade, escolhemos as bandas e não as músicas - lembra José Antunes, ou simplesmente J. Antunes, idealizador do projeto e baixista de um dos grupos que participa da coletânea, o BillyGoat, que apresenta uma versão poderosa de Amor, do Secos & Molhados. 
  J. Antunes vive e respira música 'stoner'. Além do grupo, que começou em 1997, ele mantém na internet o portal Planeta Stoner, especializado nesse tipo de música, e uma gravadora, a Válvula Discos. Há quem não goste do adjetivo 'stoner' por ter uma certa ligação com as drogas ('get stoned' é uma gíria para 'ficar doidão'), mas Antunes prefere ver apenas como uma referência musical.
  - Quando se apresenta uma nova banda, você só será capaz de imaginar sua sonoridade antes de ouví-la se lhe for dada uma referência como "parece uma mistura de Grand Funk com Black Sabbath". O 'stoner rock' é uma reedição do som pesado dos anos 70 e, como tal, apresenta nuances que podem ir do som pesado ao blues, passando pelo psicodélico e progressivo... - explica ele.
  'Stoner rock', para quem ainda não sacou, é um estilo calcado no som feito na década de 1970, com guitarras rascantes e baixo marcado, com muitos efeitos nos pedais, como o fuzz e o wah-wah. Fumanchu, Kyuss, Nebula, Brant Bjork e Monster Magnet estão entre os principais representantes da cena 'stoner' atual.
  A coletânea, no entanto, focou em grupos mais antigos, considerados precursores do estilo. Na lista, dinossauros famosos como Focus, Humble Pie, Rolling Stones, Motorhead, ZZ Top e Grand Funk Railroad, mas também raridades como Budgie, Blue Cheer, Sweet e Mountain. Dos nacionais, Mutantes e Raul Seixas estão lá, mas também Patrulha do Espaço, Casa das Máquinas, Módulo 1000 e Saracura, banda gaúcha de Nico Nicolaiewsky, que tempos depois se juntou a Hique Gomez para formar uma hilária dupla no espetáculo Tangos & Tragédias.
 
   No Brasil, além do próprio BillyGoat de J. Antunes, são legítimos representantes desse som bandas como Carbura, MQN, Sonic Volt, Flaming Moe e Água Pesada, que fez uma das versões mais interessantes do disco, Alô, Alô Marciano, de Rita Lee - eternizada na voz de Elis Regina.
  - Tem a ver com minhas lembranças de criança, minha mãe ouviu muito esse som e ele ficou na minha cabeça. Um dia, brincando com o violão, descobri que podia virar um rockão pesado de primeira - lembra Ricardo Faller, vocalista do grupo Água Pesada responsável pela pérola. Ele é um dos maiores entusiastas do projeto da coletânea virtual.
  - Todo mundo sabe a história do rock independente no Brasil, é tudo feito na raça. A idéia dessa coletânea é perfeita porque os custos são muito, mas muito baixos mesmo. E se adapta a um hábito que é muito comum a quem gosta de música que é garimpar pela internet - diz ele, confiante no sucesso da empreitada.
  Pois é, a vida é dura e a banda, larga. Foi-se o tempo em que era preciso rezar pela cartilha das grandes gravadoras para conseguir um lugar ao sol no concorrido mundo da música. Com a internet chacoalhando geral as arcaicas estruturas desse mercado, horizontes promissores estão se abrindo para quem meter as caras e mostrar um bom som. Os malucos do Beatallica, o talentoso DJ Dangermouse e seu Grey Album, os ingleses do Artic Monkeys, e os brasileiros do Mombojó são provas de que há algo de novo no mundo da música. Quem curte um bom som só tem a agradecer. 
             
                     # Jorge Cordeiro @ 16:54 
            
            
              << Home  
         
 | 
              
  | 
          
              
  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
 
 
Navegando 
 
Ãlbum de famÃlia 
Urubus (ex-alunos do CPII) 
High Times 
Andy Miah 
Wikipedia 
Natural Resources Defense Council 
Michael Moore 
World Press Photo 
Alan Moore 
Filosofia Sufi 
Attac 
The Economist 
BBC Brasil 
Greenpeace 
Warnet 
O Cruzeiro digital 
Subcomandante Marcos 
Pedala Oposição 
A For Anarchy 
Blog-se  
1/2 Bossa Nova e Rock'n'Roll 
Projeto Luisa 
Paulistanias 
Idiotas da Objetividade 
Primavera 1989 
Lawrence Lessig 
Fotolog da Elen Nas 
A Noosfera 
Blog do Neil Gaiman 
Saturnália 
Kaleidoscopio 
Conversa de Botequim 
Cera Quente 
Blog da Regina Duarte 
Coleguinhas 
Cascata! 
Insights 
Mandrake: O Som e a Palavra 
Cocadaboa 
Academia 
Viciado Carioca 
Promiscuidade em Beagá 
Stuff and Nonsense 
Google Maps Mania 
Laudas CrÃticas 
Google Blog 
SÃndrome de Estocolmo 
Tudo na Tela 
Uma Coisa é Uma, Outra Coisa é Outra 
Sensações 
Ovelha Elétrica 
Yonkis 
Totally Crap 
MÃdia Alternativa 
 
Guerrilla News Network 
Revista Nova-E 
Centro de MÃdia Independente 
Observatório Brasileiro de MÃdia 
Center For Media and Democracy 
Comunix 
Jornais do mundo 
Disinfopedia 
Agência Carta Maior 
Project Censored 
Stay Free Magazine 
AntiWar 
Red VoltaireNet 
Consciência.net 
Tecnologia 
 
Electronic Frontier Foundation 
Mozilla Firefox 
Artigos Interessantes 
Portal Software Livre BR 
CNET News.com 
Slashdot  
Kuro5hin 
Wired 
Creative Commons 
Engadget 
Música 
 
Downhill Battle 
Soul City 
Planeta Stoner 
Movie Grooves 
Hellride Music 
Stoner Rock 
Ether Music 
Funk is Here 
Sinister Online 
Alan Lomax 
Rathergood 
Frank Zappa 
Válvula Discos 
Beatallica 
Bambas & Biritas 
The Digital Music Weblog 
Saravá Club 
8 Days In April 
Violão Velho 
Bad Music Radio 
Creem Magazine 
Detroit Rock & Roll 
Afroman 
Nau Pyrata 
Cinema 
 
Rotten Tomatoes 
Cinema em Cena 
 Arquivos 
              setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 
              
               
               
              Ãltimos Artigos 
               Stallone ataca de Poe  World Press Photo  Amén, Google!  Nova onda  Políticos doidões  EUA tem poderio bélico, Irã tem 20 milhões de guer...  Islã x Secularismo?  Olho por olho, charge por charge  Liberdade de expressão ou puro deboche?  Acabou
  
               
 
 
  
 
  
              |