Somos commonistas, Bill
sexta-feira, janeiro 14, 2005
 Copyleft e Aeroflot, tudo a ver! Croco Press
E Bill Gates rema contra a maré novamente. Depois de fazer pouco caso da Internet, agora il capo da Microsoft desdenha o movimento colaborativo que começou no mundo da tecnologia da informação e vem conquistando também a seara cultural (música, literatura, artes em geral). Bill atacou os entusiastas do movimento, chamando-os de comunistas. É uma tática diversionista, claro. Ele vai cair - e eu acredito piamente que vai - mas cairá atirando. A ideologia da propriedade intelectual e das patentes, que tranca a tudo e a todos, ainda deve perdurar por algumas décadas, cedendo espaço devagar e sempre para um novo paradigma, mais compatível com o sentimento universal de que a humanidade precisa ser mais cooperativista para poder vingar. A história dessa briga está bem explicada nesta matéria aqui da Wired.
A IBM, por exemplo, vem apostando suas fichas nessa nova era, investindo no Linux e afins. E agora abriu mão dos royalties de 500 patentes, liberando o uso e desenvolvimento de diversos softwares que estavam sob sua proteção. A atitude não é um rasgo de bondade tresloucada; é capitalismo moderno, de vanguarda. Ou, como preferem outros, colarativismo de primeira.
Os comentários de Bill Gates já provocaram uma reação bem humorada na comunidade do software livre. O designer Ian Meyer fez algumas logos unindo o símbolo do copyleft com motivos da antiga União Soviética, que pode ser vistos aqui. Como estão sob a licença copyleft, essas logos estão disponíveis para download e podem ser usadas ao belprazer. Já mandei fazer algumas camisetas com uma das imagens (a que vc pode ver acima). Quem estiver interessado, indico uma boa gráfica no Bráz.
# Jorge Cordeiro @ 13:13
<< Home
|
|