O Brasil dos jornais
sexta-feira, dezembro 16, 2005
O Brasil tem mais de cinco mil municípios e boa parte deles fervilha com pautas interessantes, daquelas capazes de montar um mosaico dinâmico do que é o país, o que pensam seus habitantes, seus sucessos e fracassos, o moderno e o ultrapassado, os heróis e vilões desta terra. A imprensa brazuca, no entanto, insiste em ignorá-los sem eira nem beira. Não à toa volta e meia somos surpreendidos por reportagens gringas que descobrem incríveis histórias.
Enquanto isso, nossos jornalões e revistinhas só têm olhos para Brasília e sua corte, deixando irritantemente chato o noticiário dos cadernos ditos nacionais. O bicho pegando na Amazônia, na fronteira com a Bolívia e Paraguai, ao longo do Rio São Francisco, no Pantanal e nêgo preso àquele avião (ou é pássaro?) de concreto sem rumo, com sua tripulação tresloucada e amorfa.
Fiz um pequeno levantamento em alguns cadernos nacionais desta sexta-feira enquanto aguardava a volta da internet aqui na redação. Na editoria O País d'O Globo, de um total de 27 matérias, 20 saíram de Brasília, 3 de São Paulo, uma do Rio, uma de Recife, outra de BH e mais uma de Campo Grande. Na editoria Nacional do Estadão, Brasília emplacou 13 das 19 reportagens, São Paulo três, São Luís uma, Rio de Janeiro outra e Londres (!) uma também. Na Folha, a capital federal liderou com 10 matérias, São Paulo 7, RJ 1.
Depois se espantam com a debandada do público leitor para a internet...
# Jorge Cordeiro @ 21:14
<< Home
|
|